Por Isabella Gemignani, Texto Por Juliana Garcia
A arquiteta Juliana Garcia compartilha a inspiração e os detalhes por trás de diferentes projetos idealizados pelo escritório homônimo
O Olho Mágico é uma ação que ocorre todas as quintas-feiras no Instagram de Casa e Jardim, em que convidamos um profissional da área de decoração, arquitetura ou paisagismo para comandar as nossas postagens durante um dia inteiro.
Em 11 de maio de 2023, o participante foi o escritório Juliana Garcia Arquitetos, representado pela arquiteta homônima. A profissional revelou algumas curiosidades e destaques de dez espaços marcantes pensados pela empresa. Confira abaixo ou procure no Instagram pela hashtag #OlhoMágicoCJ.
1. Apartamento Parque Augusta – área social integrada
Começamos com o apartamento Parque Augusta, em São Paulo, totalmente reformulado em relação a sua planta original. Abrimos a maioria das paredes para integrar as áreas sociais à cozinha. Foram usados acabamentos de base neutra, como o piso porcelanato cinza e o painel ripado de madeira freijó.
Já as colunas e as vigas foram deixadas aparentes e deram um ar industrial ao espaço. Na foto 👆, podemos ver a sala de estar e o painel de madeira com a porta de entrada do apartamento.
2. Apartamento Parque Augusta – cozinha
No apartamento Parque Augusta, a cozinha é integrada às salas de estar e de TV. Na primeira foto 👆, está localizado o painel de madeira, que faz um L com a sala de estar, integrando os ambientes. Na segunda 👇, podemos ver a sala de TV.
A mesa branca, pensada para até oito lugares, delimita a funcionalidade dos espaços. Priorizamos o branco para a marcenaria da cozinha, o que proporcionou uma atmosfera clean e minimalista, juntamente às estruturas de concreto aparente.
3. Apartamento Nichos – home office
O apartamento Nichos passou por uma reforma completa. Ele possui varanda com uma vista incrível de São Paulo, a qual procuramos valorizar ao máximo. Para chegar a este objetivo, praticamente todas as paredes externas foram substituídas por caixilhos de alumínio e vidro, buscando uma maior integração visual entre o interno e o externo.
Na foto 👆, podemos ver o home office, que também é um quarto de hóspedes, com vista para a varanda e a piscina. Quanto aos acabamentos, priorizamos os tons neutros, como a marcenaria de carvalho americano, o piso cimentado e as paredes brancas.
4. Apartamento RJ – área social
No apartamento RJ, buscamos a integração máxima das áreas sociais, da cozinha e do espaço gourmet. No volume central, localiza-se a lareira de mármore nero marquina. São usados tons neutros nesse projeto, como a marcenaria cinza da cozinha, o piso de cimentado e o bufê de madeira pau ferro. Os acabamentos proporcionam um espaço clean e acolhedor.
5. Cobertura Ipanema – área externa e interna integradas
Nessa cobertura dúplex em Ipanema, no Rio de Janeiro, integramos uma área externa, que era usada como cozinha auxiliar do piso superior. Foram feitos reforços estruturais que permitiram a demolição parcial da fachada. Executamos, também, novos fechamentos com portas-camarão e cobertura retrátil de alumínio e vidro.
Dessa forma, possibilitamos que a cozinha, que antes era externa, passasse a integrar o espaço interno do imóvel. Onde antes era a fachada, passou a ter a ilha central com balcão e o tampo com o cooktop e a pia. Respeitamos alguns acabamentos existentes, como a textura da parede, que foi complementada, e o piso pré-moldado de concreto.
6. Apartamento Nichos – sala de estar
Uma das demandas do morador do apartamento Nichos era que houvesse nichos aleatórios na parede para serem colocados objetos de decoração. Devido ao espaço reduzido, optamos por colocá-los em L na parte alta da sala, evitando a perda de metragem quadrada do imóvel. Aproveitando o espaço criado abaixo dele, foi acomodada a TV e um aparador de concreto, organizando dessa forma, a sala de estar e o eletrônico.
7. Apartamento Moema – sala de jantar
Fizemos a composição da sala de jantar do apartamento Moema, em São Paulo, privilegiando o mobiliário modernista brasileiro e agregando alguns elementos contemporâneos, como o aparador bufê de chapa metálica pintada de preto.
Para completar, um tapete persa sob a mesa amarrou toda a composição do cômodo. Esses elementos proporcionam um ótimo equilíbrio entre o design clássico e o contemporâneo. Destaque para o vaso com o arranjo floral sobre a mesa.
8. Apartamento Nichos – suíte
Os tons claros e neutros foram privilegiados na suíte do apartamento Nichos, em São Paulo, buscando um espaço calmo e acolhedor. Acima da cama, foi aberto um nicho com iluminação indireta, e o pilar de concreto descoberto no meio do processo é assumido e vira um detalhe na composição do ambiente.
9. Apartamento Nichos – varanda integrada
Fizemos a integração total da varanda do apartamento Nichos com o espaço interno através da substituição da maior parte das alvenarias por caixilhos de alumínio e vidro. Isso proporcionou uma sensação de apartamento muito maior do que ele efetivamente é.
O projeto também acrescentou uma piscina e uma cobertura de vidro com ripado de madeira, aumentando a área sombreada da varanda sem tirar a iluminação natural, tornando o ambiente mais acolhedor e funcional.
10. Apartamento Moema – sala de estar
No apartamento Moema, em São Paulo, a sala de estar e jantar são integradas. Na entrada social, fizemos um grande painel de madeira aletada, que compreende vários acessos, como a porta do lavabo, a do corredor íntimo e a de correr da cozinha, deixando o espaço visualmente mais limpo e organizado.
Nesse projeto, demos opção ao morador de deixar a cozinha totalmente integrada ou separada através da porta de correr perpendicular ao painel. Na decoração, optamos por mobiliários modernistas consagrados, e as poltronas dão o toque contemporâneo.
—
Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/arquitetura/noticia/2023/05/olho-magico-10-ambientes-projetados-do-escritorio-juliana-garcia-arquitetura.ghtml