Revista Casa e Jardim / Caixa de madeira integra ambientes e comporta diversas funções em apê

18/08/2021

Casa e Jardim

COMPARTILHAR:
Facebook

Twitter

Pinterest

 

 

A estrutura solta de freijó se tornou também o destaque do projeto, além de ser multifuncional e um elemento visual de importância na decoração

SALA | Daniela e Cristiane posam na sala de estar. O sofá de couro preto, de Percival Lafer, foi adquirido no Apartamento 21 (Foto: Divulgação / Maíra Acayaba)

Cristiane e Daniela, o casal de moradoras deste apê de 145 m², que estão na faixa dos 40 anos, tinham o desejo de reformular totalmente o layout existente no projeto, a fim de integrar e ampliar a área social.

SALA | A prateleira com livros abaixo do janelão chama a atenção no espaço. A mesa de centro, de Jorge Zalszupin, é da loja Teo (Foto: Divulgação / Maíra Acayaba)

SALA | Integradas, sala de TV e estar estão próximas no novo layout. O sofá cinza é da Clami e pufe e almofada de tricô da Srta Galante (Foto: Divulgação / Maíra Acayaba)

O apartamento fica próximo ao Parque Augusta, em São Paulo. Durante a reforma, as moradoras queriam deixar os quartos e a área de serviço mais reservados, enquanto a sala de TV, cozinha e living ficassem mais evidentes.

A arquiteta Juliana Garcia, responsável pelo escritório Juliana Garcia Arquitetura (@juliana_garcia.arq), aceitou o desafio e garantiu que todos os desejos do casal estivessem contemplados na decoração Todo o imóvel foi repaginado e buscou integrar totalmente os ambientes sociais, principalmente a cozinha, a sala de estar e a de TV.

SALA | O piso da sala faz parte da linha Brasília, da Portobello e segue a paleta cinza do restante do projeto (Foto: Divulgação / Maíra Acayaba)

“O elemento que orienta a integração das áreas mencionadas acima foi a caixa solta de madeira ripada, que fica disposta abaixo da principal viga de concreto do apartamento”, comenta a arquiteta. A caixa deixou de ser apenas um norte no projeto e passou a agregar funcionalidade, servindo como porta de entrada social, armário da cozinha/despensa e nicho da geladeira.

COZINHA | As vigas aparentes trazem o estilo industrial para o foco. Luminárias pendentes são da Ikea, trazidas pelas moradoras (Foto: Divulgação / Maíra Acayaba)

Para Juliana, a caixa de madeira freijó ripada se tornou também o destaque do projeto. “Além de comportar várias funções, ela também é o elemento visual de destaque, que integra a função dos ambientes abertos”, completa a profissional. A obra durou cerca de um ano e teve como principal desafio atender às expectativas da dupla com o orçamento limitado.

COZINHA | A mesa se tornou o ponto de encontro no apartamento. Cadeiras são da Thonart (Foto: Divulgação / Maíra Acayaba)

Cristiane e Daniela têm como espaço favorito a mesa branca na cozinha, que divide este ambiente com a sala. Ali é onde recebem os amigos e os familiares para encontros, almoços e jantares.

QUARTO | Com tons claros, a paleta do quarto confere um ambiente relaxante (Foto: Divulgação / Maíra Acayaba)

As plantas que preenchem o apê foram adquiridas sob consultoria e estão em pontos estratégicos dos ambientes, para trazer leveza e frescor de forma discreta, como as que estão entre a parede e o sofá da sala.

A costela-de-adão e o filodendro xanadu foram as plantas escolhidas para trazer o ponto focal de cor dentro do projeto.

CLOSET | Com marcenaria assinada pela Marvelar, a distribuição dos armários permite organizar melhor os objetos e roupas (Foto: DIvulgação / Maíra Acayaba)